Projetos Financiados Pela Rede SolidáriaUm novo olhar sobre a família – Afece

http://www.redesolidariacuritiba.com.br/wp-content/uploads/2020/09/projeto-afece-title.jpg

Um novo olhar sobre a família – Afece

Segundo o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE), existem no Paraná aproximadamente 2,2 milhões de pessoas com deficiências, 22%
de toda a população do estado, seria como se toda a população de Curitiba e Londrina fosse composta somente por pessoas com deficiência. São pessoas com deficiências
visuais, auditivas, físicas, intelectuais e múltiplas deficiências, que necessitam de políticas públicas para a garantia de seus direitos.

Essa realidade, refletida em Curitiba, faz-nos pensar que em nosso município são cerca de 360 mil pessoas com deficiências, cerca de 20% da população. Este dado
considera apenas pessoas com idade ativa. Este público depende de políticas públicas municipais para que tenham seus direitos garantidos.

No entanto, sabemos que apesar de esforços da sociedade civil e da ajuda do poder público, estes direitos ainda estão longe de serem cumpridos.

A Afece dedica-se exclusivamente ao atendimento de pessoas com deficiência intelectual com acentuado grau de comprometimento, caracterizada pela área médica como deficiência mental severa. Essa clientela apresenta déficit significativo na comunicação, atraso acentuado no desenvolvimento psicomotor, autocuidados simples sempre desenvolvidos sob rigorosa supervisão, déficit intelectual, grave atraso na fala e linguagem, retardo psicomotor gerando grave restrição de mobilidade, incapacidade de autocuidado e de atender suas necessidades básicas além de outros agravantes clínicos e associação com outras manifestações neuropsiquiátricas e síndromes raras.

O projeto UM NOVO OLHAR SOBRE A FAMÍLIA tem como objetivo principal promover a Habilitação e Reabilitação das pessoas com deficiência e suas famílias atendidas pela Afece, nas áreas da assistência social, saúde e educação, através de equipe multiprofissional, visando à defesa e garantia de direitos, promoção da autonomia, inclusão social e melhoria da qualidade de vida dos usuários, em consonância com a política de atendimento à pessoa com deficiência através de encontros e assessoramento familiar através do Programa Famílias em Ação.

As atividades irão favorecer a integração das áreas assistência social, saúde e familial favorecendo conhecer a realidade socioeconômica e a dinâmica familiar além de fomentar empoderamento dos familiares das pessoas com deficiência o acesso ao máximo do que é de direito da pessoa com deficiência, oportunizando com que a família tenha autonomia para ir em busca de tais direitos.

Esses encontros são um instrumento para de atuação para manter uma política social destinada ao atendimento das necessidades básicas dos indivíduos, mais precisamente em prol da família e as circunstâncias que a envolvem, além de propiciar a autonomia, inclusão social e melhoria da qualidade de vida do cidadão com deficiência.

 

Programa Famílias em Ação

O programa Famílias em Ação tem a finalidade de acolher, apoiar, orientar, encaminhar em suas demandas, bem como desenvolver ações para o fortalecimento das relações interpessoais, dos vínculos afetivos.

Periodicidade: Bimestralmente
Encontros com duração de 3 horas

 

Objetivos

Promover a Habilitação e Reabilitação das pessoas com deficiência e suas famílias atendidas pela Afece, nas áreas da assistência social, saúde e educação, através de equipe multiprofissional, visando à defesa e garantia de direitos, promoção da autonomia, inclusão social e melhoria da qualidade de vida dos usuários, em consonância com a política de atendimento à pessoa com deficiência através de encontros e assessoramento familiar através do Programa Famílias em Ação.

  • Inserir, além do usuário, um ou mais membros de sua família em atividades sistemáticas visando afiançar a segurança de convívio familiar e comunitário, de desenvolvimento da autonomia e promover o fortalecimento de vínculos.
  • Proporcionar a pessoa com deficiência condições de desenvolverem suas capacidades no aspecto intelectual, emocional, físico e social a partir da integração seu ciclo familiar e social, criando espaços de reflexão das famílias favorecendo o convívio familiar e comunitário desenvolvendo relações de afetividade e sociabilidade, reduzir o aspecto de vulnerabilidade social, realização de visitas e acompanhamento domiciliar, promover a melhoria na autoestima e consequentemente na qualidade de vida.

 

Público-Alvo

225 famílias em situação de fragilidade decorrente da pobreza, ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos ou fragilização de vínculos afetivos procedente de Curitiba e Região Metropolitana.

 

Resultados Esperados

  • Promover a autonomia e a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência e suas famílias;
  • Desenvolver ações especializadas para a superação das situações violadoras de direitos que contribuem para a intensificação da dependência;
  • Prevenir o abrigamento e a segregação dos usuários do serviço, assegurando o direito à convivência familiar e comunitária;
  • Prevenir agravos que possam desencadear rompimento de vínculos familiares

 

Avaliação e Monitoramento

Através de encontros realizados semanalmente, que reúne os profissionais das especialidades oferecidas na Afece para estudo de casos, troca de experiência e discussões sobre as melhorias/alterações/adequações nos atendimentos tanto individual, quanto coletivo. Nesta reunião serão monitorados os ganhos e melhorias originados pelo Serviço.

No decorrer de todo o processo de avaliação diagnóstica psicoeducacional, a equipe de especialistas, além da técnica de observação sistemática do comportamento do usuário, se utiliza ainda, de outros recursos técnicos, visando a uma investigação acurada do desenvolvimento do educando, a saber:

  • Análise dos dados da anamnese (entrevista com familiares e/ou responsáveis);
  • Análise da ficha de referência;
  • Plano Individual de atendimento.

 

Saiba mais sobre a Afece

A AFECE, foi fundada em 27 de setembro de 1967, vem a 48 anos oferecendo atendimento para Curitiba e região metropolitana nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social, atualmente para mais de 225 pessoas com deficiência intelectual, com acentuado grau de comprometimento. É a única entidade no sul do Brasil especializada no atendimento de cidadãos especiais com o diagnóstico de deficiência intelectual de alta especificidade, associada ou não a outras patologias.

A experiência consolidada pela AFECE, as parcerias formalizadas com órgãos públicos, doações de empresas privadas e da sociedade, o volume de atendimentos prestados na área da saúde, educação e assistência social com vistas à ampliação formam o cenário o qual se justifica o presente projeto.

AFECE está sempre em busca da otimização e da obtenção de novos recursos para garantir a sustentabilidade dos serviços prestados e para expandir sua capacidade de atendimento. Afinal, são inúmeras as pessoas com deficiência que buscam auxílio na instituição, mas que infelizmente nem sempre podem ser atendidas, atualmente mais de duzentas crianças, adolescentes e adultos aguardam em fila de espera.

 

 

http://www.redesolidariacuritiba.com.br/wp-content/uploads/2020/08/MARCA-REDE-2020ins-160x160.png
REDE SOLIDÁRIACuritiba
Basta uma ligação para que a equipe da Rede Solidária vá buscar a sua doação. Doação de roupas, calçados, móveis e brinquedos? Não tem problema!
CONECTE-SE COM NOSSASRede Sociais
Acompanhe tudo que acontece com a Rede Solidária. Ajude a compartilhar essa ideia.

Registrado por Rede Solidária. Desenvolvido por Fixar CMDP